quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Ultima Hora

Divisão de Elite com 14 Equipas.

  Após assembleia realizada ontem na sede da AFE, os clubes presentes votaram a proposta e decidiram que a divisão de Elite da Assocciação de Futebol de Évora para a época 2013/14 irá ser composta por 14 Equipas.


Resumo da Assembleia:

Realizou-se ontem (20/08/2013) pelas 20:00 h na Sede da Associação de Futebol de Évora (Rua da Gazeta Eborense nº 2 A) , a Assembleia Geral Extraordinária que teve os seguintes pontos de ordem de trabalho:
1 - Revogação da deliberação da Direção da AFE, a que se reporta o comunicado nº 3 , datado de 18 de Julho de 2013
2 - Apresentação, discussão e votação de um regulamento de provas distritais de futebol sénior, para a próxima época desportiva de 2013/14.
3 - Análise da deliberação da substituição do "Clube Desportivo e Cultural os Oriolenses" no Campeonato Nacional de Seniores.

Após 3 horas de reunião em que não houve um consenso entre os variados clubes representados e a direção da AFE, surgiram hipóteses, criadas por clubes e uma delas pela própria AFE que mais tarde foram votadas pelos clubes representados.
Lista A (AFE)
Divisão de Elite constituída por 10 equipas, com uma segunda fase em que 5 equipas disputavam a subida e 5 a descida.

Lista B (Bencatel e Escoural)
Divisão de Elite constituída por 16 equipas (Juventude, Monte do Trigo, Reguengos, Oriola, Viana, Redondo, Calipolense, Cabrela, Lavre, Estremoz, Portel, Perolivense, Escouralense, Arraiolense, Bencatelense e Lusitano de Évora). A divisão de honra seria constituída pelas restantes equipas.

Lista C (Lusitano de Évora)
Divisão de elite constituída pelas 3 equipa despromovidas da 3º divisão (Juventude, Reguengos e Monte do Trigo) mais os 9 primeiros classificados na divisão de honra e ainda as duas primeiras equipas da 1ª divisão.
A segunda de honra seria constituída pelas equipas despromovidas da divisão de honra e as restantes inscritas.

Após a votação a lista C venceu com maioria absoluta.

Pontos da assembleia
• A AFE acabou por apresentar uma proposta igual aquela que começou por dizer que não fazia sentido com 10 equipas na elite, fazendo com que os clubes questionem o porque de primeiro alterarem o que foi votado pelos clubes e mais tarde ressurgirem com a mesma proposta;
• Nesta assembleia os clubes votaram e defenderam o que seria melhor para cada clube, sendo alguns beneficiados e alguns prejudicados;
• Foi notório um desentendimento entre o Lusitano de Évora representado pelo seu presidente Luís Valente e a AFE representado pelo presidente Amaro Camões;
• Talvez faria mais sentido estudar as alterações a fazer para a época seguinte e nunca para uma época que faltam dias para iniciar;
• É importante a AFE juntamente com os clubes pensarem na forma de cativar os clubes a participarem nos campeonatos distritais senão todos os anos haverá dificuldade em organizar o quadro competitivo por falta de clubes;
• Ficou no ar, por parte da AFE, a possibilidade de toda a assembleia estar posta em causa devido “ilegalidades” fazendo com que tudo o que foi votado pelos clubes não vá para a frente.

7 comentários:

  1. Habilidades de um certo clube, lol.
    A AFE é mesmo muito fraquinha em permitir que um clube incumpridor consiga influenciar uma epoca.......

    ResponderEliminar
  2. Politica e futebol
    Incopetencia da nossa classe dirigente
    Este é o resumo

    ResponderEliminar
  3. e o inatel como fica?? ja sei de equipas com grande team,graça,aguiar,machede,e tourega

    ResponderEliminar
  4. Anedota esta associacao e estes clubes!
    A associacao primeiro alterou de 10 para 12 o numero de clubes na Elite e agora apresenta um projeto com 10 equipas? Anedotico isto, ou então teve pressao de alguem com interesse nisso (tipo Reguengos, por causa do Perolivas; Juventude. por causa do Lusitano; Monte Trigo ou Oriola, por causa do Portel)
    Depois o Bencatel e Escoural, propoem 16 equipas que não acho errado de todo, mas so não percebo porque metem 3 equipas que desceram da 3ª divisão, 12 equipas da divisão de honra e uma da 1ª divisao. Mas mesmo assim talvez a mais correta das propostas.
    Por ultimo aparece o Lusitano a propor 14 equipas, claro que tinha de ser uma proposta em que o Lusitano ficasse contemplado. Acho nao ser correto que Escoural e Arraiolos sejam despromovidos e deterimento de entrarem duas equipas que estavam na 1ª divisão. Se o campeonato de elite é uma competições que era para ser preenchida com as equipas que desciam da 3ª divisão mais as restantes equipas da divisaºo de honra até preencher o quadro da competição, nao contemplava nenhuma equipa a entrar de divisao inferior.

    Por todo isto acho que é mais que merecido apelidar os dirigentes desportivos da AFE e a AFE de maus dirigentes.
    É mais um episódio triste para o futebol distrital de Évora, aliás coisa que tem vindo a ocorrer com alguma fequencia nos ultimos tempos.

    ResponderEliminar
  5. divisao elite
    ATLÉTICO
    JUVENTUDE
    MONTE TRIGO
    ORIOLA
    VIANA
    REDONDO
    CALIPOLENSE
    CABRELA
    LAVRE
    ESTREMOZ
    PORTEL
    PEROLIVAS
    LUSITANO
    FAZENDAS DO CORTIÇO

    ResponderEliminar
  6. Meus amigos vamos por partes, primeiro que tudo o problema foi criado, não interessa de quem foi a culpa porque isso não o ajuda a resolver, agora tem de ser resolvido, o que é triste é que já era para estar resolvido há semanas e só agora é que se está a tentar e pelo vistos muita tinta ainda vai correr.
    Como é óbvio todos, e são mesmo todos, puxam a brasa à sua sardinha mandando às urtigas os interesses do futebol do distrito e concentrando-se apenas no seu umbigo, depois admiramo-nos de o futebol em Évora estar como está, é apenas um espelho dos seus dirigentes, AFE incluída e com a maior parte das responsabilidades.
    A única solução que vislumbro para ninguém sair prejudicado era a das três divisões mas isso é irrealista porque não há clubes suficientes e aí é que está realmente o problema, a AFE espolia os clubes, será que ninguém se pergunta porque cada vez há menos clubes na AFE e mais na INATEL.
    São 20 os clubes pré inscritos na INATEL, se a AFE se preocupa-se em baixar as inscrições, taxas, etc.. alguns desses clubes competiam no distrital e tínhamos o problema resolvido, aumentava-se a competitividade e os clubes viviam mais desafogados.

    ResponderEliminar
  7. LOL, melão para as equipas do Reguengos, Corval e Juventude que votaram a favor de 10 equipas.

    ResponderEliminar